terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ao seu Juca.

"sabe"disse-me o velho,
"a vida da gente é medida pelos problemas que superamos... Superar no caso não seria apenas enfrentar o problema.. mas, esquece-lo...
quando se é criança o maior de todos os problemas é tentar ficar de pé, quando voce fica, voce esquece como é cair e dai toda vez que voce cai voce chora... Eu acho que a gente só chora nessa idade quando a gente lembra das nossas dificuldades do passado... Ou melhor... isso vale pra qualquer idade, né? Por isso que a gente tem que esquecer...
Veja voce, mais tarde o maior problema é tentar pegar o biscoito que esta em cima da mesa alta,
logo em seguida é tentar fugir das correiadas da mãe enfurecida.
Quando se chega na juventude, o maior de todos os problemas é a timidez para com as coisas novas da vida... mulheres, paixões, medos novos, medos velhos...
Quando se chega na idade adulta o maior de todos os problemas nem chega a aparecer na hora em que assusta... o futuro! O que vou ser, como vou pagar isso, como vou criar meus filhos...
Quando se chega na minha idade, ou seja, aos 85 anos, voce pensa que já superou tudo... O que, de fato, é um ledo engano...
Na verdade voce só se acostumou com a vida... só se acostumou a se superar constantemente.. e seus medos acabam... Uma pessoa que chega na minha idade e tem medo de morrer significa que não superou alguma coisa ou algum medo em seu passado. A gente nessa idade se sente muito mais preparado para os encalços... Mas.. ora bolas... ao mesmo tempo nos sentimos tão fracos.. tão fracos..."
Fiquei sabendo que uma semana depois o velho morreu. Morreu no bar, sozinho, sentado em sua velha cadeira reservada num canto do balcão. Enfim, não sei se ele se superou mais uma vez, pela ultima vez.


Felipe Ribeiro

Um comentário:

Dinah Cardozo disse...

Acredito que ele se superou sim. Veja só, devemos superar até no último momento. Talvez isso impulsione a vida, certo? Mas e a morte, deve ser impulsionada? Acho que ele superou... pela última vez ele superou.