sábado, 7 de fevereiro de 2009

Sobre a verdade.

Havia um homem completamente perdido em vida, completamente amedrontado pelo simples fato de respirar e que não conseguia achar a clareza da verdade do mundo no mundo e em si mesmo. Procurou diversas fontes de prazer, mas tudo o tornava mais ansioso, vazio e rabugento. Parecia-lhe que tudo que costumavam dizer que era bom nesse mundo não fazia-lhe o menor efeito. Estava descontente com o mundo e consigo, desgostoso para com os sabores da existencia, cego para com as cores ao seu redor. Então este coitado descobriu que no alto de uma montanha havia um monge, um eremita que era chamado por todos ali de Guru, o clarividente, o grande mestre que poderia lhe auxiliar para o caminho da verdade e da luz.
Foi em busca desse homem com a promessa de salvação. Subiu os milhares de degraus até chegar ao templo simples escondido dentro de uma caverna. Lá dentro pôde observar que havia um velho sentado em cima de uma pedra plana, usando trapos velhos e sujos, tão sujos quanto sua barba amarelada e oleosa. O homem então se aproximou e disse:
- Ó grande mestre, vim de longe para saber da verdade do mundo, em busca de paz e equilibrio! Me diga, por favor, qual é a verdade do mundo?
O velho então o olhou com olhos serenos e, sorrindo, disse:
- A verdade é que chá de boldo é uma delicia!
O homem ficou muito nervoso, xingou e blasfemou contra o velho, prometeu se vingar da infamia e saindo da caverna pisou em falso e escorregou pelos degraus. Caiu por volta de uns trinta metros e desmaiou. Acordou num lugar umido e frio, amparado por uma coberta fina estava deitado sobre palha, ao som de estalos da fogueira que estava por ali a lhe esquentar.
Levantou um pouco a cabeça, sentiu que estava todo dolorido, e com muita dificuldade chamou por alguém. Logo se escutou uma batida de bengala no chão que se aproximava. Era o tal guru trazendo consigo uma caneca de madeira com algo quente que esfumaçava por entre suas barbas amareladas.
-Tome. - O velho lhe disse servindo a caneca ao homem.
Este, por sua vez assoprou e tomou. Era gostoso e logo fez se sentir melhor.
- O que é isso? - Perguntou o homem.
- Isso? É a verdade que tanto procuras. - Indagou o velho.


Felipe Ribeiro

Nenhum comentário: